quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Orçamento - Reunir a Informação



Antes de tudo, temos de reunir todos os movimentos bancários e recibos de um determinado mês. Depois, criamos categorias para as despesas relativas à agua, electricidade, condomínio, seguros, roupa e calçado, etc. Baseando-se nessa informação iremos criar uma estimativa para o que gastamos em cada categoria, tendo sempre em conta as receitas (ex.salário). 

Realmente parece muito fácil, mas não é bem assim, há muitas rasteiras. Vou dar alguns exemplos do que aconteceu comigo: 

No inicio, não tinha em conta o item divertimento e colocava-o na categoria extras. Não podemos juntar tudo o que sai da nossa previsão em extras, neste momento, dedico-o a multas de estacionamento, acidentes, urgências médicas, etc., esta categoria é para algo que raramente acontece (assim o esperamos). 

Por outro lado, não posso criar uma categoria para o item jantar fora, outra para lanchar com as amigas, outra para uma saída em família e ainda outra para as idas ao cinema. A lista ficaria muito extensa e, felizmente ou não (dependendo do ponto de vista), é algo que acontece com pouca frequência mas que vai acontecer efectivamente. Então, serão estes itens que coloco em divertimento, bem como outros mais que apesar de não terem uma regularidade certa, verificam-se pelo menos uma vez por mês.

É neste passo que defino a lista de despesas essenciais e as menos importantes. Assim, se tiver de cortar algo, a escolha será mais fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário