As crianças
precisam de um espaço para estudar e fazer os trabalhos de casa sem
serem incomodadas quer seja por estímulos visuais, auditivos ou
sensoriais.
Quero dizer com isto
que elas necessitam de um espaço, quer seja a mesa da sala, do
escritório ou a secretária do seu quarto, desprovido de objetos
desnecessários, de forma a promover a sua concentração.
A mesa deve ter o
tamanho suficiente para que possa trabalhar à vontade, de forma a
conseguir manusear os livros e cadernos e ter espaço para conter o
material necessário para realizar as tarefas (lápis, borracha,
tesoura, material de pintura, régua, etc.).
Se possível,
coloque os materiais que são utilizados com menos frequência numa
caixa organizadora (mas que esteja à mão) ou numa gaveta, de forma
a que a criança não tenha de se levantar para ir buscar.
A cadeira deve ser
confortável e adaptável ao tamanho da criança, de forma a promover
uma postura saudável.
A mesa de estudo
deve ficar próxima de uma janela para ter acesso à luz natural e/ou
ter um candeeiro a incidir sobre a mesa.
Incentive a criança
a deixar tudo arrumado quando terminar de fazer os trabalhos de casa
e a verificar se possui todo o material necessário arrumado na
mochila e no estojo.
A secretária do meu
filho mede 1,40 cm de largura e 60 cm de profundidade. Quando a
comprei, achei que a cor que melhor se enquadrava no quarto era o
branco e efetivamente, é uma secretária bonita, mas requer o uso
obrigatório de uma toalha a cobri-la …
Optei por um modelo sem gavetas porque estas acabariam por se transformar num elemento distrator. Quando houver necessidade, basta comprar um móvel simples com três ou quatro gavetas e colocar por baixo da mesa ou do lado direito da secretária.
Do lado esquerdo, perto da cama, tem quatro divisórias que são utilizadas para colocar os livros que ele está a ler no momento, os comandos da televisão e DVD e a mochila da escola.
A secretária contém um candeeiro (este modelo não é o mais apropriado mas raramente é utilizado porque quando o meu filho faz os trabalhos de casa, ainda é de dia), um porta-lápis (foi um projeto DIY que realizamos em conjunto), um calendário e um quadro com os dias da semana em inglês (convém estar sempre à mão).
Possui também duas caixas organizadoras. A menor contém o material que utiliza com mais frequência e a maior (que possui dois andares), o menos utilizado. No fim de cada período, o meu filho traz para casa todo o material que costuma ficar na escola e fazemos uma seleção do que ainda está em boas condições, do que está com má aparência mas que ainda pode ser utilizado (borrachas e lápis de cera partidos ao meio ou canetas, marcadores e lápis roídos) e o que tem de ir para o lixo. O material que ainda está em condições de ser utilizado fica em casa e é com este que ele faz os trabalhos de casa.
No segundo andar da caixa maior está o conhecido caderno de duas linhas (a caligrafia do meu filho é absolutamente horrorosa e um conselho que me deram foi comprar este caderno... não custa nada tentar!), lápis de cor e outro caderno que utilizamos para ele realizar exercícios de escrita (cópias e composições).
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